Duas empresas de produção de queijos de Famalicão vão investir, ao todo, sete milhões de euros.
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A Lourofood – Comercialização e Distribuição de Queijos, situada na freguesia do Louro, em Famalicão, vai investir cinco milhões de euros na ampliação de instalações e compra de equipamentos nos próximos dois anos. No mesmo período, outra empresa do grupo, a Lactilouro – Produção e Comércio de Lacticínios, vai investir cerca de dois milhões de euros. Com esta aposta, as firmas, onde o salário mínimo são 850 euros, vão contratar mais duas dezenas de colaboradores.
As duas empresas nasceram há 23 anos pelas mãos dos irmãos Rogério e Luís Lourenço, queijeiros. Filhos de agricultores ligados à produção de leite, os dois irmãos começaram a produzir queijos numa antiga arrecadação de alfaias agrícolas.
A partir daí e com o negócio a crescer, os dois criaram a Lactilouro, onde produzem os mais variados queijos, e, no mesmo ano, fundaram a Lourofood. "Surgiu como um complemento a jusante da atividade da Lactilouro”, adiantou Rogério Lourenço, esta quinta-feira, em mais um roteiro Created In, promovido pela Câmara de Famalicão.
Com três marcas no mercado e uma vasta gama de produtos, desde queijos de vaca, ovelha, cabra e com especiarias, a produtora de queijos foi a primeira em Portugal a ter queijos de vaca biológicos certificados.
De resto, segundo Rogério Lourenço, a Lactilouro, em parceria com outras empresas, já tem na calha um novo produto que está em fase de prototipagem, mas que prefere para já não revelar qual é. Atualmente, a empresa recebe 40 mil litros de leite de produtores do Vale do Ave e produz 75 mil quilos de queijos diariamente.
Segundo Rogério Lourenço, parte das receitas anuais é destinada a trabalhos de investigação e desenvolvimento, levados a cabo em parcerias com universidades.
Alguns dos queijos da Lactilouro são trabalhados na Lourofood, onde são fatiados, ralados, colocados em porções ou transformados em snacks. As duas empresas, que estão a apostar em novos mercados, consideram que a chave do seu desenvolvimento é “consequência da qualidade”.
Para Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, que visitou a Lourofood no âmbito do Created In, trata-se de um"exemplo de referência". O autarca sublinhou a aposta das duas firmas na modernização e sustentatbilidade e destacou o espirito de insatisfação e a "atitude empreendedora" dos dois irmãos.