Projeto ocupa edifício emblemático na Rua da Picaria. Atualmente tem 300 alunos, mas a expectativa é chegar aos 500 até ao final do ano.
Corpo do artigo
Um antigo edifício dos TLP, no centro do Porto, transformou-se numa escola de programação gratuita, que até ao final do ano deverá receber 500 alunos. Para já, são 300 as pessoas que estão a aproveitar a Escola 42 - segundo os promotores, foi apontada como uma das melhores instituições de ensino de programação do Mundo -, que garante ferramentas para consolidar conhecimentos ou para entrar numa área cada vez mais requisitada e com salários acima da média.
No Porto desde julho de 2022, a Escola 42 inaugura hoje as novas instalações, no antigo edifício da empresa pública Telefones de Lisboa e Porto (TLP), na Rua da Picaria. A mudança, de acordo com a diretora da 42 Portugal, Vanessa Zdanowski, vem trazer, sobretudo, "capacidade instalada para poder continuar a crescer". A instituição, 100% gratuita e sem requisitos académicos de entrada, já acolhe 300 alunos na Baixa, mas a expectativa é chegar aos 500 até ao final do ano. O que já implica "um investimento anual de um milhão de euros". O financiamento é garantido por mecenas.