A Escola Básica de Darque, em Viana do Castelo, está a usar as paredes das suas instalações para expor réplicas de obras de arte mundialmente conhecidas e também peças originais de artistas nacionais.
Corpo do artigo
A "Galeria dos notáveis", assim se designa o projeto, foi inaugurada esta quarta-feira, dia em que aquele estabelecimento anunciou também que vai acolher, pela primeira vez, um curso básico de teatro, destinado a alunos do quinto ao nono ano. Trata-se do primeiro a implementar no concelho de Viana do Castelo.
"O objetivo desta iniciativa passa por aliar a arte para ultrapassar barreiras culturais e sociais da escola, usando as paredes da escola como galeria de arte para réplicas de obras mundialmente famosas e ainda para uma coleção de originais de artistas portugueses", divulgou hoje a câmara municipal de Viana do Castelo, adiantando que para "concretizar o compromisso contínuo com a promoção da arte e cultura na educação", a escola irá implementar também o Curso Básico de Teatro em regime articulado. Uma iniciativa que, no caso daquele estabelecimento de ensino, abrangerá "uma população vulnerável com elevadas assimetrias socioeconómicas".
Nas paredes da escola, estão em exposição, desde ontem, "réplicas da arte do século XIX, arte contemporânea, pós-modernismo e modernismo", e peças originais de artistas portugueses contemporâneos como Renata Guisantes, Cipriano Oquiname, Fernanda Villas boas, Iva Viana, Gil Maia, Mário Rocha, Damião Porto, António Nunes, Ana Aragão, Juan Domingues, Rego Meira, Henrique do Vale e Acácio Viegas.
"Há aqui um caminho e um percurso de agregação e de autoestima de toda a comunidade escolar e é um bom embrião para o futuro, mostrando que todos somos necessários, pelo que o município irá sempre acompanhar e incentivar quem quer fazer mais", considerou o presidente da câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, que esteve presente na inauguração do espaço.