O campeonato das profissões terminou no sábado, em Santa Maria da Feira, com a atribuição de várias medalhas de ouro, prata e bronze. Foram ainda distinguidos os melhores de cada região e o prémio para melhor jovem em competição do país foi para Raquel Almeida, da profissão “Ótica Ocular”, de Lisboa e Vale do Tejo.
Corpo do artigo
Escolhidos os melhores entre os melhores das diferentes profissões no campeonato que decorreu no Europarque, os jovens medalhados nesta etapa nacional poderão vir a representar Portugal na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2025, em Herning, na Dinamarca. Daí, dependendo dos resultados, poderão seguir para o Campeonato Mundial das Profissões, que se realiza em setembro de 2026 em Xangai, na China.
O 46.º Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024 foi uma iniciativa promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) – WorldSkills Portugal, que representa o nosso país nas organizações “WorldSkills Europe” e “WorldSkills International”.
Durante três dias, a iniciativa juntou cerca de 450 jovens que seguiram a via da formação profissional, a competirem entre si para se apurarem os melhores de cada uma das profissões a concurso.
Os participantes, com idades entre os 17 e os 29 anos, são oriundos de centros de formação, escolas e empresas das sete regiões do país. A região Norte esteve representada por 184 jovens; o Centro por 57; Lisboa e Vale do Tejo contou com 107 concorrentes; o Alentejo com 44; o Algarve com 21; a Região Autónoma dos Açores com 20; e, por fim, a Região Autónoma da Madeira com nove. O evento contou ainda com uma comitiva de dois jovens do Luxemburgo.
Agrupadas em seis grandes setores de atividade, foram 59 as profissões em competição, onde os concorrentes, simulando situações reais de trabalho, realizaram provas práticas de desempenho onde demonstraram as suas habilidades e competências, que foram avaliadas segundo exigentes critérios que seguem parâmetros estabelecidos internacionalmente.