Estacionar no Grande Porto em dezembro vai ficar mais barato. Dos seis municípios do núcleo central, só o concelho de Gaia é que ainda não tem uma medida definida.
Corpo do artigo
Porto, Maia, Matosinhos, Gondomar e Valongo anunciaram vários modelos de isenção do pagamento de estacionamento, principalmente através da suspensão do pagamento de parcómetros. O objetivo é, sobretudo, apoiar o comércio local, visto que o aparcamento nas ruas é um dos principais problemas dos consumidores.
No Porto, o estacionamento na via pública continuará a ser cobrado. No entanto, a tarifa dos parques municipais da Trindade, Silo Auto, Duque de Loulé e Alfândega vai ser oferecida nas primeiras duas horas aos clientes do comércio local. Os lojistas oferecem um bilhete aos consumidores que concede essa gratuitidade. A iniciativa arranca na próxima terça-feira e prolonga-se até 8 de janeiro.
Em Matosinhos, a primeira hora de estacionamento na via pública em zonas tarifadas vai ser oferecida pela Câmara. A medida deverá ser aplicada em todas as ruas de Matosinhos e de São Mamede de Infesta onde é cobrado estacionamento e que são "de predomínio do pequeno comércio". "Com esta medida, a Autarquia pretende continuar a garantir a rotatividade no estacionamento, ao mesmo tempo que diminui os custos dos clientes do pequeno comércio", explica o Município.
Já em Gondomar, os parquímetros estão suspensos em todo o concelho até março de 2021. "Consciente de que as medidas de âmbito nacional para o combate à covid-19 estão a sufocar a economia local, o Município espera que tais medidas possam estimular, junto dos munícipes, o investimento na economia e no comércio local", afirmou a Autarquia.
A empresa municipal que gere o estacionamento na Maia também desativou todos parcómetros do concelho. As máquinas vão manter-se desligadas durante este mês. Prevê-se que sejam reativadas em janeiro.
"Uma decisão que tem por objetivo contribuir para que as famílias, dentro do espírito da quadra natalícia, possam considerar o uso de transporte individual nas suas deslocações para compras no comércio tradicional ou para trabalho, descongestionando o uso de transporte público, cuja lotação está especialmente limitada por razões epidemiológicas", justificou o Município.
De acordo com a Câmara de Valongo, o pagamento dos parcómetros no concelho (que inclui a cidade de Ermesinde) está suspenso até ao final da pandemia. Esta é uma das medidas extraordinárias decididas pelo atual executivo para estimular a economia local e mitigar os efeitos nefastos da covid-19.
Mais concelhos
Fora do núcleo central do Grande Porto, também Santo Tirso e Trofa aderiram à isenção nos parcómetros. Neste último concelho, as máquinas tinham sido já desligadas a 16 de novembro. Vão manter-se desativadas até 31 de dezembro.
A Câmara de Santo Tirso tinha já avançado com a medida no final de setembro. A suspensão do pagamento de estacionamento na via pública mantém-se até ao último dia do ano.
Desconto de dois euros por cada 20 euros de compras
Para dar um apoio adicional ao comércio local nesta época festiva marcada pela crise pandémica, a Câmara do Porto leva à reunião de Executivo na próxima segunda-feira a criação de um programa de compensação por descontos ou vales de compras. Ou seja, em todas as compras no comércio local com valor igual a 20 euros, o Município oferece um vale de desconto imediato de dois euros. Esta oferta só será válida nos estabelecimentos aderentes que tenham porta para a rua e uma área nunca superior a 250 m2. Esse desconto será emitido em múltiplos de 20. Isto é, a cada 20 euros de compras, é atribuído um desconto de dois euros. A Câmara do Porto vai assumir os custos deste programa na sua totalidade, estabelecendo um limite de 162 500 vouchers, o que corresponde a 325 mil euros de investimento. A par deste apoio, o Município quer apostar numa campanha de comunicação do comércio de rua, para atrair clientes e ajudar os lojistas.
Outras cidades
Guimarães
A Câmara de Guimarães prepara-se para lançar um quiosque eletrónico (Proximcity) de compras no comércio local e restaurantes do concelho que oferece os primeiros 15 euros em artigos aos utilizadores registados.
Santo Tirso
Em Santo Tirso, a Autarquia vai disponibilizar transporte gratuito para os clientes do comércio local do concelho. Deverá funcionar em todos os fins de semana e feriados de dezembro.
Paredes
Em Paredes, o site "Comércio de rua" vai ajudar a divulgar as lojas do concelho, os seus produtos e contactos.