Três alunos da Universidade da Beira Interior criaram um programa que permite usar a Internet para doar bens a quem precisa. A aplicação chama-se Sharing Spot e foi premiada num concurso nacional da Microsoft.
Corpo do artigo
O Sharing Spot (que em português significa "local de partilha") segue o mesmo princípio das redes sociais: junta utilizadores que partilham entre si o que têm para oferecer e instituições sociais que ajudam pessoas carenciadas.
"É uma rede social de partilha de bens, seja roupa, livros ou comida", descreve Tiago Barbosa, um dos alunos.
"Quem tiver qualquer coisa em casa que pretenda doar, basta chegar ao nosso site e anunciá-lo. Depois, as instituições sociais vão atribui-los a quem mais precise".
Para já, trabalham com a equipa do Sharing Spot a Cáritas da Covilhã, a Loja Social do Fundão e a Câmara da Covilhã, mas outras entidades estão na calha.
"A adesão e o interesse têm superado as expectativas. Recorremos às instituições porque precisámos de informação para o projecto e elas acabaram por nos dizer que há uma grande necessidade de programas destes para a partilha de bens", sublinha David Mota, outros dos alunos.
O Sharing Spot está a ser ultimado mas já pode ser encontrado, por exemplo, através de uma busca no Google. "Queremos que esteja tudo afinado no mais curto espaço de tempo, até por causa do grande interesse das instituições".
"Para já, o nosso objectivo é juntar um número significativo de instituições, depois serão avaliados outros aspectos, tais como a quem caberá a gestão global do projecto", sublinha David Mota. Para as instituições vai ainda existir uma aplicação 'cliente' para dispositivos móveis com GPS. "Esse outro programa vai traçar automaticamente a rota ideal para recolha das doações", explica André Barbosa, outro aluno do projecto.
As entidades sociais vão também dispor de dados estatísticos relativos aos bens doados, consultas e entregas.
A entrada no Sharing Spot é feita com a conta de Live da Microsoft, a mesma que é utilizada, por exemplo, para entrar no Messenger. Uma funcionalidade que permite que, ao lado de cada objecto listado, haja uma hiperligação para falar em tempo real com o doador. O sítio na Internet mostra ainda num mapa a localização real de cada doação, calculado a partir do local de acesso à Internet do utilizador.