Vai ser "uma despedida breve e condicionada" às normas da DGS para a covid-19. O Padre Armando Dias, pároco da Sé, onde, em princípio ainda hoje, será acolhido o corpo de D. Anacleto, afirma que tudo "tem que funcionar de acordo com a sensatez, a serenidade e as normas da DGS".
Corpo do artigo
"Será quase um entrar e sair. As pessoas podem manifestar a sua presença, quando o corpo chegar. Se ainda chegar hoje, a igreja estará aberta durante algumas horas e podem passar, mas depois há um limite por questões de saúde, limpeza e higienização", alerta o pároco, referindo que "amanhã de manhã a igreja estará, novamente, aberta "das oito e às 11 horas".
12738216
O momento da chegada dos restos mortais a Viana do Castelo, é ainda incerto, devido à autópsia e cumprimento das formalidades. Amanhã, diz o Padre Armando Dias, depois das 11 horas, a igreja "em princípio só estará reservada aos familiares, aos Bispos de Portugal, aos sacerdotes e a uma ou outra pessoa". "Gostaríamos que estivessem todas, mas é impossível, devido às circunstâncias que estamos a viver", afirma o pároco.
A Celebração Exequial decorrerá esta terça-feira na Sé de Viana do Castelo, às 15 horas. O funeral terá lugar na quarta-feira, em Cortes, Leiria, a terra natal de D. Anacleto.
O Bispo de Viana faleceu sexta-feira, aos 74 anos de idade, vítima de uma acidente de carro em Beja, quando regressava de férias do Algarve.