Câmara aprovou declaração de utilidade pública para expropriar 13 hectares de terrenos, num investimento de 1,7 milhões de euros. Projeto tem três décadas.
Corpo do artigo
A Câmara de Viana do Castelo decidiu avançar com a criação de uma "Cidade Desportiva". Trata-se de um projeto com três décadas, que a atual autarquia liderada por Luís Nobre (PS) quer concretizar. E já começou a dar passos rumo à meta. Na segunda-feira, aprovou uma declaração de utilidade pública (DUP), para avançar com um investimento de 1,7 milhões de euros na expropriação com caráter de "urgência" de 13 hectares de terrenos na zona envolvente ao Estádio Municipal Manuela Machado, na freguesia de Meadela.
Aquele equipamento, construído na década de 90, integrará o futuro complexo, designado "Cidade Desportiva", juntamente com outro destinado à prática desportiva, a "Praça Viana", que está em vias de conclusão, em resultado do aproveitamento da antiga praça de touros do município. Na mesma linha, um antigo edifício devoluto será recuperado para criar uma unidade de alojamento e apoio a desportistas.
Profissional e amador
"A Cidade Desportiva será um complexo de equipamentos desportivos multifuncionais e áreas envolventes destinados à prática desportiva quer profissional, amadora (formal e informal) ou de lazer", descreve o autarca Luís Nobre, numa proposta que foi aprovada anteontem por maioria numa reunião do executivo. Nesta refere -se que, além de agregar "dinâmicas já instaladas", aquele complexo" incorporará outras infraestruturas, valências desportivas e de serviços, que lhe confiram multifuncionalidade".
Segundo Luís Nobre, subjacente à decisão de agora levar por diante o antigo projeto está o facto de Viana do Castelo ter visto aprovada, em fevereiro deste ano, a candidatura a "Cidade Europeia do Desporto 2023". Neste âmbito, terá sido "assumido o compromisso de requalificação das infraestruturas existentes e o início da construção da Cidade Desportiva", criando "um corredor verde desportivo entre a Praça Viana e o Complexo Desportivo Manuela Machado, dotando-o de infraestruturas de desporto e lazer". "Na visita da comissão de avaliação [da candidatura] e decisão foi realçado esse compromisso que, sem qualquer margem de dúvida, determinou a decisão de atribuição a Viana do Castelo do estatuto de Cidade Europeia do Desporto 2023", informa-se na proposta camarária, que contempla a aquisição de três parcelas de terreno, situadas no lugar de Rubins, União de Freguesias de Viana Castelo (St.ª Maria Maior, Monserrate) e Meadela, em plena encosta do monte de Santa Luzia, para construção do futuro complexo.
Recuperar ruínas
Finalmente, o documento prevê que "edifícios (devolutos e ou em ruínas) sejam objeto de refuncionalização" para atividades desportivas ou complementares.
Um deles, "uma antiga moradia típica minhota", será convertida numa unidade de alojamento e lazer para atletas.
Investimento
3,7 milhões de euros
é o valor da obra que está a transformar a antiga praça de touros de Viana do Castelo, desativada em 2009, num equipamento para a prática desportiva. Projeto a concretizar até início de 2023.