A fábrica Trinoplás, uma empresa dedicada à reciclagem de resíduos de plásticos, na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha, foi, ontem, tomada pelas chamas. O alerta soou na Corporação dos Voluntários de Albergaria-a-Velha, às 17.23 horas, e obrigou à intervenção de 40 homens e 14 viaturas. O fogo apenas foi considerado dominado cerca das 19.20 horas e consumiu a estrutura fabril, excepção feita aos escritórios da administração.
Corpo do artigo
De acordo com o adjunto de comando dos bombeiros de Albergaria-a-Velha, Albano Ferreira, “as chamas, de causas desconhecidas, começaram no parque de resíduos e destruíram toda a parte fabril. A nossa prioridade foi salvar os escritórios e proteger uma fábrica de ferragens que estava mesmo ao lado e isso foi conseguido”.
A densidade do fumo dificultou o combate ao fogo e a toxicidade provocada pelo plástico a arder obrigou os soldados da paz a usarem aparelhos respiratórios. “Quando entramos na fábrica não se via quase nada e sabíamos que o fumo era tóxico”, descreveu o adjunto de comando, encarregue de dirigir as operações. Um funcionário da Trinoplás e oito bombeiros ficaram “intoxicados pelo fumo”.