Farenses dão prioridade a idosos num concelho onde esmagadora maioria gosta de viver
Apoio aos idosos, manutenção de ruas, segurança pública e transportes são as áreas prioritárias defendidas pelos eleitores para o próximo presidente da Câmara de Faro, concelho onde a esmagadora maioria (85%) diz gostar de viver.
Corpo do artigo
Numa sondagem da Pitagórica para o JN, TSF, TVI/CNN, que coloca o PS em vantagem apesar do empate técnico com a coligação liderada pelo PSD, os eleitores de Faro são também questionados sobre os temas que devem merecer maior atenção após as eleições do próximo dia 12.
Perante uma listagem de 11 áreas prioritárias para o Executivo municipal que resultar destas eleições, as mais referidas como sendo extremamente importantes são os apoios aos idosos e pessoas vulneráveis (76%); manutenção de ruas, estradas e limpeza urbana (69%); segurança pública (64%), bem como transportes, trânsito e estacionamento (63%).
A habitação, que tem dominado o debate nacional e também autárquico, corresponde a 60%, ficando em sexto logo após a seriedade e a transparência na gestão camarária (61%).
Numa abordagem mais pessoal, 85% dizem gostar de viver em Faro, enquanto 14% assumem que preferiam morar noutro lugar.
Pelo contrário, os resultados são negativos quando são inquiridos sobre a ligação às tradições e cultura da região. Apenas 30% dizem que a sentem, enquanto 34% admitem ter pouca ou nenhuma ligação.
Quando oito em cada dez residentes de Faro inquiridos na sondagem da Pitagórica admitem que se sentem bem a viver neste município que é a capital da região algarvia, o índice de felicidade atinge uma percentagem elevada de 82%.
São 45% os que fazem uma avaliação muito satisfatória (de nove a 10) quando questionados sobre o grau de recomendação do município. Ou seja, quase metade recomendaria a um amigo ou familiar viver neste conceho. O NPS obtido é de 21 pontos, sendo este um valor positivo.
O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica muito usada no mundo empresarial que mede a diferença entre quem recomenda e quem critica.
Ficha Técnica
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF e JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho de Faro sobre temas relacionados com as eleições autárquicas 2025. O trabalho de campo decorreu entre os dias 25 e 30 de setembro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados no concelho de Faro e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 983 tentativas de contacto, para alcançarmos 504 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 51,27%. As 504 entrevistas F2F recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 4,44% para um nível de confiança de 95,5%. A distribuição de indecisos é feita de forma proporcional. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.