Entre os eleitores de Faro, são mais aqueles que acreditam que o seu concelho melhorou nos últimos anos, correspondendo a 36% na sondagem da Pitagórica para o JN, TSF, TVI/CNN. Posição contrária no que toca à evolução do município têm os 24% para quem a capital algarvia piorou.
Corpo do artigo
Na hora de avaliar o desempenho da Câmara de Faro, a aprovação é modesta. Segundo os resultados da sondagem, a média de 10,5 valores, numa escala que vai de zero a 20, demonstra que a autarquia não corresponde às expectativas da população. Três em cada dez reprovam o seu desempenho, e apenas 10% consideram que tem sido positivo.
A Câmara é gerida pela coligação liderada pelo PSD, que, segundo este estudo de opinião, corre o sério risco de perder o poder para as mãos do PS.
Jovens avaliam melhor
Quem faz a melhor avaliação do desempenho do Executivo que é presidido há quatro mandatos pelo PSD, três dos quais por Rogério Bacalhau, são os jovens dos 18 aos 24 anos, as mulheres e, sem surpresas, os votantes da coligação que governa Faro. No sentido inverso, o pior diagnóstico surge entre os eleitores do sexo masculino, com idades a partir dos 65 anos e votantes do Chega.
Dos inquiridos que reconhecem algum progresso no concelho farense, que tem sido gerido pelos sociais-democratas há 16 anos, a evolução não convence todos da mesma forma. Dos 36% que fazem um balanço positivo, apenas 4% consideram que melhorou muito.
Do lado de quem faz um mau diagnóstico, 18% dizem que o município piorou e 6% respondem que piorou muito. Para 37%, Faro continua na mesma.
É sobretudo o eleitorado do Chega que traça um balanço negativo. Curiosamente, quando chamados a avaliar a evolução de Faro nos últimos anos, são mais os eleitores do PS, principal força de Oposição na autarquia, que consideram ter havido melhoria do que aqueles que afirmam ter piorado. Porém, dominam os que acham que está igual.
A sondagem serviu ainda para questionar os cidadãos de Faro sobre a eficácia da campanha eleitoral para as autárquicas.
Para 19% dos inquiridos neste estudo da Pitagórica, a campanha tem sido esclarecedora. Por outro lado, 18% consideram que não e 37% respondem que tem sido mais ou menos esclarecedora.
Ficha Técnica
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF e JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho de Faro sobre temas relacionados com as eleições autárquicas 2025. O trabalho de campo decorreu entre os dias 25 e 30 de setembro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados no concelho de Faro e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 983 tentativas de contacto, para alcançarmos 504 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 51,27%. As 504 entrevistas F2F recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 4,44% para um nível de confiança de 95,5%. A distribuição de indecisos é feita de forma proporcional. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.