Pouco mais de metade do eleitorado de Faro crê que a imigração tem sido boa para o concelho, segundo uma sondagem da Pitágorica para o JN, TSF e TVI/CNN, em que 54% concordam, enquanto 29% têm posição contrária. Uma percentagem mais significativa (64%) subscreve a ideia de que a corrupção é um problema sério na capital algarvia.
Corpo do artigo
A imigração tem sido um dos temas fortes e polémicos no Algarve, onde o Chega tem apostado nesta bandeira, tendo confirmado a sua liderança no distrito aquando das legislativas, mas sem vencer no concelho de Faro, onde ficou atrás da AD por uma diferença muito curta.
Na sondagem da Pitagórica, segundo já noticiou o JN, o partido de André Ventura surge em terceiro lugar, numa corrida liderada pelo PS, embora com empate técnico entre António Miguel Pina e o social-democrata Cristóvão Norte.
Questionados sobre se acham que a imigração tem sido positiva para este município, 20% concordam totalmente e 34% em parte. Por outro lado, 13% não concordam nem discordam, 16% discordam em parte e 13% por inteiro.
A sondagem aborda ainda outros temas que marcam a atualidade e traça igualmente um perfil dos eleitores de Faro.
Dos 64% que veem a corrupção como um problema sério no concelho, 40% concordam sem ressalvas e 24% em parte.
Dos que não partilham daquela visão, são 5% os que discordam em parte e 4% os que rejeitam completamente que a corrupção seja um problema sério no município farense.
Quanto ao perfil, e mais precisamente no que toca ao posicionamento político, são mais os que se encaixam no Centro (25%) do que na Esquerda ou Direita, cada uma com 17%. Num concelho onde a disputa é renhida, os restantes 41% não quiseram partilhar o seu posicionamento ideológico.
O clube de que os eleitores de Faro se sentem mais próximos é o Benfica (31%), seguido do Farense (21%) e em terceiro lugar do Sporting (16%).
Além disso, a maioria professa a religião católica (60%) e admite não praticar desporto regularmente (67%).
Mais de metade (57%) tem animais de estimação, sobretudo cães e gatos (66% e 43% respetivamente).
Ficha Técnica
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF e JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho de Faro sobre temas relacionados com as eleições autárquicas 2025. O trabalho de campo decorreu entre os dias 25 e 30 de setembro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados no concelho de Faro e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 983 tentativas de contacto, para alcançarmos 504 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 51,27%. As 504 entrevistas F2F recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 4,44% para um nível de confiança de 95,5%. A distribuição de indecisos é feita de forma proporcional. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.