Francisco Porto Fernandes é o novo presidente da Federação Académica do Porto (FAP). O estudante de mestrado em Economia sucede a Ana Gabriela Cabilhas, que cumpriu dois mandatos à frente da instituição. Aos 20 anos, torna-se o presidente mais novo de sempre da FAP.
Corpo do artigo
"Combater as desigualdades sociais e o flagelo da emigração jovem qualificada" são os principais desafios apontados para o próximo ano.
"Continuamos a aprender como no século passado com uma carga horária excessiva e aulas expositivas e unilaterais. Vemos o valor do Ensino Superior a decrescer, com o prémio salarial dos graduados a cair para metade em 10 anos. Somos obrigados a emigrar na busca de uma vida melhor, vivendo Portugal o flagelo da fuga de talento. Saímos de casa dos nossos pais aos 30 anos e não conseguimos emancipar-nos. Queremos em 2024 uma FAP que seja parte da solução e cujo propósito é proporcionar melhores condições de vida aos estudantes", sublinha Francisco Porto Fernandes, em declarações publicadas no site da FAP.
"A FAP tem de afirmar a educação como guardiã da democracia e da liberdade perante os extremismos e populismos que diariamente corroem as instituições pela Europa fora. Somos a voz crítica e consciente da nossa geração. Em ano de eleições legislativas e europeias, marcaremos a agenda política", acrescenta.
A cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Sociais da Federação Académica do Porto para o ano de 2024 realiza-se no dia 20 de dezembro, na Casa da Música.

