A Câmara de Barcelos vai distribuir máscaras reutilizáveis a todos os munícipes. O anúncio foi feito pelo autarca, em conferência de imprensa, por videoconferência.
Corpo do artigo
Miguel Costa Gomes diz que, neste momento, a autarquia está a estudar as várias possibilidades existentes no mercado, com vista a adquirir aquelas que forem mais vezes laváveis e que garantam, por isso, uma maior durabilidade.
Entretanto, está já encontrado o espaço de retaguarda a nível distrital que vai acolher pessoas infetadas pela Covid-19, que não necessitem de internamento hospitalar, que não sejam utentes de lar e cujas famílias não tenham condições físicas em casa de as acolher. O Hotel João Paulo II (mais conhecido como hotel do Sameiro), em Braga, é o local escolhido. Tem 90 quartos, com duas camas individuais em cada compartimento. "Agradecemos à Arquidiocese de Braga, que não irá cobrar nada por esta cedência, além das despesas normais de manutenção, como água, luz, e desinfeção", afirma Costa Gomes.
Para esta quarta-feira, está agendado o início dos rastreios em lar, no concelho de Barcelos. O procedimento arrancará na Santa Casa da Misericórdia, instituição com 250 funcionários.
A Câmara vai adquirir ainda 200 computadores e acesso à Internet a serem entregues aos agrupamentos de escolas do concelho, com vista a ser distribuídos pelos alunos mais carenciados, a título de empréstimo, nesta altura em que as aulas são à distância.
Por fim, o Pavilhão Municipal de Barcelos, cedido nesta fase ao Hospital de Barcelos, está já equipado com 25 camas, sendo que o número, conforme a necessidade, poderá ser aumentado.