Aquele que promete ser um dos episódios mais emotivos das celebrações da Semana Santa, em Santa Maria da Feira, ocorre, no domingo, pelas 15.30 horas, com a recriação da "Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém".
Corpo do artigo
Dezenas de figurantes, a que habitualmente de juntam centenas de fiéis, prometem reviver um dos momentos mais marcantes da vida de Cristo.
Após dois anos de interregno devido à pandemia, caberá, mais uma vez, ao Grupo Gólgota recriar esta passagem bíblica que se divide em cinco quadros e que se inicia com "Jesus em Betfagé", recriado nos Jardins do Convento dos Loios e que marca o início da peregrinação de Jesus.
"Jesus e as crianças de Jerusalém", em frente à entrada principal da Câmara Municipal, na Praça da República, "Jesus é Filho de Deus!", no lugar do Montinho, "As lágrimas de Jesus, ao ver Jerusalém", representado junto ao edifício Além do Rego e a chegada de Jesus à Igreja dos Missionários Passionistas de Santa Maria da Feira, onde ocorre "Jesus no templo de Jerusalém", são os cinco quadros a serem recriados.
A organização recorda que esta procissão se faz desde a antiguidade. Os fiéis participam na mesma levando ramos de oliveira e de outras árvores, benzidos no início da procissão e recriação festiva, "assinalando assim o dia em que Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho e as multidões saíram para recebê-lo, colocando diante dele os seus mantos e ramos de palmeiras".
Na quarta-feira pelas 21.30 horas, no Castelo da Feira, ocorre a Recriação da Última Ceia, Getsémani e Sinédrio, a cargo do Grupo Gólgota, que acontecerá, pela primeira vez, no interior do Castelo de Santa Maria da Feira, "aproveitando a envolvência deste monumento, ex-libris da cidade, para recriar os últimos momentos da vida de Jesus com profunda intimidade e interioridade".
A "Última Ceia com os seus Discípulos" é o ponto de partida para o prelúdio da "Agonia no Jardim das Oliveiras" e a "Prisão de Jesus" que o conduzirá ao "Tribunal Judaico, o Sinédrio", onde será julgado e declarado culpado de blasfémia.
O programa da 25.ª Semana Santa de Santa Maria da Feira conta, ainda, com diversas iniciativas até ao próximo dia 24.