O futuro Corredor Internacional Sul - que vai ligar o Porto de Sines à fronteira do Caia, em Elvas -, a partir de 2025, será o primeiro troço ferroviário de alta velocidade do país, segundo o Governo. Trata-se de um investimento de 500 milhões de euros.
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À margem de uma visita, esta sexta-feira, ao troço Évora Norte - Freixo, da nova Linha de Évora, o secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, destacou que este será "o primeiro troço de linha de alta velocidade em Portugal".
"Não se disse durante muito tempo, porque chamava-se a linha de mercadorias, mas isto é, na verdade, o primeiro troço de linha de alta velocidade em Portugal", afirmou o governante.
Frederico Francisco salientou que, de acordo com as classificações internacionais, um troço de alta velocidade "é uma linha de caminho-de-ferro nova para velocidades iguais ou superiores a 250 quilómetros por hora".
Três troços
Em curso está a construção de três troços, adjudicados há quatro anos. Évora Norte-Freixo, Freixo-Alandroal, Alandroal-Linha do Leste e o sub-troço Évora-Évora Norte.
Sem derrapagens
Questionado sobre as razões do atraso na construção da obra, o governante disse que tal se deve "a todos os problemas que tem havido", salientando que os vários troços da obra não têm o mesmo tipo de desenvolvimento. Sabemos que o troço do lado de Elvas está mais atrasado e, face aos prazos que foram anunciados, admito que sejam seis anos de atraso".
Já relativamente ao custo da mesma, Frederico Francisco disse não ter notícia de "derrapagens significativas". Referiu porem que "houve aumento dos custos dos materiais", mas sublinhou que as "revisões de preços que são normais".
Para o presidente do Instituto de Infraestruturas de Portugal S.A., Miguel Jorge de Campos Cruz, a obra de construção civil, da colocação da infraestrutura deverá estar concluída no primeiro semestre de 2024. "Depois há alguns trabalhos adicionais a fazer no que diz respeito à sinalização. A nossa expectativa é em 2025 termos esta linha em funcionamento", concluiu.