O EntreLinhas - Festa do Ferroviário está de volta Ermesinde, Valongo, entre esta sexta-feira e domingo. As iniciativas vão decorrer no Parque Urbano e Fórum Cultural de Ermesinde, no Largo da Estação e na Gandra.
Corpo do artigo
“Esta iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção e salvaguarda da identidade sociocultural do território e da preservação e divulgação do património ferroviário, enquanto património cultural e identitário”, sublinha a Autarquia, lembrando que, desde 1875, com a inauguração da estação ferroviária, a cidade de Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passageiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho e do Douro”.
Tendo como comissário José Carlos Barbosa, deputado na Assembleia da República, a iniciativa arranca na sexta-feira, às 14.30 horas, com a conferência “Desafios da Alta Velocidade”, no Fórum Cultural de Ermesinde. No segundo dia, o programa inclui a entrega de prémios do Concurso de Fotografia do EntreLinhas e a tertúlia “Histórias no comboio”, com relatos na primeira pessoa; enquanto no terceiro dia destaca-se a animação musical.
O EntreLinhas - Festa do Ferroviário inclui “animação itinerante e dinâmicas culturais variadas com espetáculos e gastronomia”, salientando a organização a Mostra Turística das linhas do Douro e Minho e exposições, dentro e fora de portas, ligadas à dimensão material da ferrovia.
Cláudia Pascoal (sexta-feira), The Happy Mess (sábado) e Expensive Soul (domingo) vão animar a festa, com concertos sempre às 22 horas. “Haverá ainda um palco secundário, na zona da Gandra, onde se poderão ouvir bandas do concelho de Valongo, de estilos variados. Nesse mesmo espaço situa-se a zona de street food”, acrescenta o Município.
“É impressionante o espírito que existe entre os ferroviários! A comunidade aderiu com enorme entusiasmo a esta grande iniciativa cultural que se realiza nos dois lados da linha-férrea que atravessa a cidade de Ermesinde, unindo os dois lados desta cidade que queremos que seja uma referência na elevação do património material e imaterial ferroviário”, salienta o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em comunicado municipal. O autarca considera que a antecipação de agosto para maio permitirá uma maior participação do público em geral.