O VI Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima tem como tema “Kaos no jardim”. O festival abre na próxima sexta-feira e conta com 12 trabalhos assinados por criadores de 10 países.
Corpo do artigo
Portugal e Espanha têm dois jardins cada. França. Irlanda, Itália, Áustria, China, Holanda, Brasil e Sérvia são os países representados na edição deste ano.
Tendo sido o mais votado pelas mais de 90 mil pessoas que visitaram o festival no ano passado, o jardim da China mantém-se igual nesta edição.
Para a edição que abre esta sexta-feira, foram recebidas a concurso 77 propostas, provenientes de 15 países.
O Festival Internacional de Jardins de Ponto de Lima, que decorre de Maio a Outubro, é único na Península Ibérica e assume-se como uma recriação do famoso festival francês de jardins de “Chaumont-sur-Loire”.
No fim de cada edição, alguns jardins são destruídos, ao passo que outros são cedidos para outras localidades, em Portugal ou no estrangeiro, que manifestem interesse em adquirir um exemplar.
O festival mais votado pelos visitantes passa automaticamente a marcar presença na edição do ano seguinte.
O principal objectivo do evento é contribuir a nível local, nacional e internacional para uma maior sensibilidade para a arte nos jardins e para o aumento da importância dos espaços verdes.