O concerto é só hoje, sábado, à noite (21.30), mas desde anteontem que um grupo de amigos está "acampado" junto ao palco, em Espinho, onde actuará Tony Carreira.
Corpo do artigo
O espectáculo é gratuito e esperam-se milhares de fãs. "Todos os concertos são diferentes. Cada um tem a sua emoção", explicou Manuela Silva, de Leça do Balio (Matosinhos), um dos elementos do grupo que também reúne fãs do Algarve, de Lisboa e da Maia.
Tony Carreira será uma das figuras da festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda. Mas não só. Há outros protagonistas, que trabalham na sombra, mas responsáveis pelo brilho das festividades. Na próxima madrugada, cerca de 200 pessoas irão cobrir com tapetes de flores as ruas do centro de Espinho por onde irá passar a procissão da Senhora da Ajuda. Mas o trabalho começou há já cinco semanas, envolvendo cerca de 50 voluntários.
"É uma forma de dar algo de diferente às nossas vidas, de dar mais entusiasmo e alegria aos dias, para não ser sempre a mesma rotina. Na verdade, funciona como uma terapia", explicou Emília Dias, uma das responsáveis pela elaboração dos mais de dois quilómetros de tapetes.
"Claro que o trabalho é muito. Uns aparecem de manhã, outros à tarde e outros à noite, mas todos estão a esforçar-se para dar o seu melhor. Há grupos a trabalhar espalhados um pouco por toda a cidade", contou, integrada num grupo que deitava mãos á obra na antiga lota do pescado de Espinho.
Sandra Duarte, designer de Espinho, mostrou-se orgulhosa do trabalho já realizado. "Desta vez está tudo muito mais rebuscado, daí também termos tido a ambição de crescer. O ano passado fizemos cerca de 500 metros de tapete e agora passará dos dois mil metros", explicou.
"Só é pena que depois de tanto trabalho fique tudo esmagado à passagem da procissão. Quase que dava vontade para lhes dizer para passarem ao lado", gracejou Fátima Moreira.