O incêndio em Talhadas, concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro, que está a ser combatido há mais de 20 horas, foi dado como dominado cerca das 22 horas. A A25, que tinha sido interrompida devido ao fogo, também já foi reaberta, cerca das 20.30 horas.
Corpo do artigo
"Agora estamos numa fase de rescaldo e consolidação, em que ainda existem muitos pontos quentes. A grande vantagem é o arrefecimento noturno", disse José Bismarck, o comandante distrital da Proteção Civil de Aveiro que falava no posto de comando localizado em À-dos-Ferreiros, Águeda.
O comandante distrital de Proteção Civil de Aveiro admitiu, contudo, que são esperados reacendimentos e reativações durante a noite, devido ao aumento do vento de Leste, por volta das 23 horas.
"Iremos ter reacendimentos e reativações e vamos ter de ter capacidade para os resolver", adiantou o mesmo responsável, acrescentando que irão ficar durante toda a noite no terreno cerca de 200 bombeiros.
José Bismarck referiu ainda que tem havido uma rotatividade dos meios no terreno. "Os (homens) que entraram esta madrugada vão descansar e estão a entrar meios novos descansados e alimentados. Até a estrutura de comando está refrescada", explicou.
O incêndio teve início em Doninhas, Talhadas, no concelho de Sever do Vouga, e pela força do vento de Leste rapidamente se propagou ao vizinho concelho de Águeda, onde chegou a ameaçar algumas casas nas aldeias de Macida e Moita.
Segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na internet, no combate às chamas estão envolvidos 420 homens, apoiados por 133 viaturas.