<p>Dois mortos e quatro feridos, três deles em estado grave, é o resultado de dois acidentes de viação, ocorridos ontem de manhã, praticamente à mesma hora (8.30 horas), no IC28, entre Ponte de Lima e Arcos de Valdevez. A forte queda de granizo é apontada como causa.</p>
Corpo do artigo
Foi em Refóios do Lima (Ponte de Lima), a curta distância do entroncamento com a A3, onde se verificou o acidente que custaria duas vidas.
De acordo com as autoridades, um Renault Clio, conduzido por José Afonso, viria a despistar-se, provavelmente devido à intensa queda de granizo, imobilizando-se, em sentido contrário, junto aos rails de protecção do IC28. Apercebendo-se do acidente, um segundo carro (um Citroen Berlingo), conduzido por José Carlos Sousa, parou junto ao veículo sinistrado para prestar auxílio ao condutor. Quando os dois automobilistas se encontravam fora dos carros terão sido colhidos por uma outra viatura (um Audi A4), que também se despistou.
Morte imediata
Devido ao violento embate, José Afonso teve morte imediata. O óbito viria a ser declarado, no local, pelo clínico do INEM. José Carlos Sousa viria, entretanto, a ser conduzido às Urgências do Hospital de Viana do Castelo. Contudo, não resistiria a graves ferimentos, vindo, pouco depois, a falecer naquela unidade hospitalar. Ao Hospital de Viana do Castelo foi, também, transportado o condutor do veículo que terá colhido as duas vítimas mortais.
Ao que o JN conseguiu apurar, o condutor, residente em Vila Verde, encontra-se internado, em estado grave, no hospital vianense.
Praticamente à mesma hora, a via rápida que liga Ponte de Lima a Arcos de Valdevez viria a ser palco de outro acidente, na localidade de Padreiro, no segundo daqueles concelhos, sinistro que causou três feridos, dois deles em estado grave.
Segundo as autoridades, um veículo ligeiro ter-se-á despistado, vindo a invadir a via de sentido contrária, embatendo, lateralmente, num camião. Do acidente resultaram ferimentos graves nos dois condutores, que tiveram de ser desencarcerados, pelos "Voluntários" de Arcos de Valdevez.
Ao local viria, inclusivamente, a ser chamado um helicóptero do INEM. Porém, não transportaria nenhum dos sinistrados. O clínico do INEM viria, depois, a acompanhar, na ambulância, o condutor do veículo ligeiro, Artur Freitas, de 64 anos, empresário, de Ponte da Barca, ao hospital vianense. Ao que o JN conseguiu apurar, o sexagenário apresentava um traumatismo torácico, tendo sido transferido, ontem à tarde, para o Hospital de S. Marcos, em Braga. No hospital vianense permanecia, ontem, o condutor do camião, de 46 anos e residente em Refóios. Segundo fonte daquela unidade de saúde, deu entrada no hospital com fracturas nas duas pernas, encontrando-se, contudo, "estável".