O funicular de Santa Luzia, em Viana do Castelo, parado desde agosto de 2022, vai retomar a atividade na próxima sexta-feira, dia em que se comemora o seu centenário.
Corpo do artigo
O autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, anunciou esta terça-feira que aquele equipamento entrará em funcionamento com a imagem renovada.
"No dia do seu aniversário, o funicular vai entrar em funcionamento, absolutamente renovado, requalificado e com uma imagem profundamente apelativa", declarou o presidente da câmara, esta terça-feira, após reunião do executivo municipal. De acordo com Luís Nobre, o elevador que que entrou em funcionamento em 2 de junho de 1923 e tem o maior percurso de todos os existentes no país, além de ser símbolo da história da cidade e da chegada da ferrovia, cumprirá no seu regresso as funções "de mobilidade dentro do espaço urbano e de contribuir para os indicadores ambientais". "Evita que mais de cem carros subam, em média, a Santa Luzia. É um contributo fabuloso em termos ambientais", sublinhou, referindo que a reativação das viagens "são uma boa forma de celebrar o centenário".
As comemorações dos 100 anos de elevador decorrerão nos dias 2, 3 e 4 de junho.
A programação inclui, no dia 2, a abertura de uma "Praça do Centenário", no Parque das Tílias, uma sessão comemorativa (18.30 horas), na estação superior do elevador, assim como a inauguração da exposição "O Elevador de Santa Luzia: um património centenário".
À noite, o programa contempla um concerto dos Contraponto e a atuação dos DJ's Padre Guilherme e Pedro Faria. No dia 3, será promovida a caminhada "Trilho Interpretativo de Santa Luzia", com visitas à citânia e ao zimbório. E no dia seguinte, decorrerá o II Vertical Elevador de Santa Luzia, uma "competição de SkyRunning disputada em percurso ascendente que acompanha os carris do elevador".
A viagem daquele funicular, que vence um desnível de 160 metros, cumpre-se em cerca de sete minutos.
Com 650 metros, o seu percurso é o mais longo do país. Tem mais do dobro da distância do elevador da Nazaré (310 metros). Existem ainda em Lisboa os da Bica (283 metros), o da Glória (276 metros) e da Lavra (188 metros), e em Braga, o do Bom Jesus (274 metros).
A lotação é de 24 passageiros, 11 sentados e 13 em pé. Permite transporte de pessoas em cadeira de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.