O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo informou, esta quarta-feira, que detetou 43 infrações por estacionamento irregular, num só dia, numa operação de fiscalização junto à Lagoa da Esturranha, na Estrada Nacional 305 (EN 305), concelho de Viana do Castelo.
Corpo do artigo
"Desde meados de maio já foram aplicadas mais de cem contra ordenações" naquele local, devido a estacionamento abusivo, disse ao JN o comandante do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, Pedro Costa. "Nas últimas duas semanas temos recebido denúncias todos os dias, principalmente de habitantes que, por vezes, têm de circular em contramão para poder aceder às suas casas", relatou o capitão, indicando que a GNR tem patrulhado a zona diariamente.
"O estacionamento atinge algumas centenas de metros, com carros a ocupar a faixa de rodagem", adiantou o responsável, informando que a ação de hoje, de que resultaram 43 infrações por estacionamento irregular, foi mais musculada por visar sensibilizar os visitantes. "As pessoas perceberam e acataram sem problemas, o que até nem costuma ser muito normal", comentou.
Em comunicado, a GNR informou que "a ação teve como objetivo garantir a segurança rodoviária e a livre circulação dos utentes da via, face ao aumento significativo de visitantes naquela zona, sobretudo durante os meses de verão". E explicou que "o estacionamento irregular pode obrigar os veículos a circular em contramão, dificultar o acesso a viaturas devidamente estacionadas ou a ocupação de lugares legalmente disponíveis, colocando em risco todos os utilizadores da via".
Na nota, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo informou ainda que, "paralelamente à vertente de fiscalização, foi promovida uma ação de sensibilização ambiental por militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), com o intuito de alertar os frequentadores para a importância da preservação dos ecossistemas locais, nomeadamente da fauna, da flora e dos recursos hídricos".
A GNR apelou ainda a "uma utilização responsável e consciente" do espaço natural e ao "respeito pelas normas de trânsito", sublinhando que "a proteção ambiental é essencial para manter o local seguro, limpo e acessível a todos".
A ação da GNR, que contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) e do Destacamento de Trânsito de Viana do Castelo, não é nova face à afluência intensiva de visitantes àquela zona de grande beleza natural: no verão de 2024, foram detetadas 27 infrações por estacionamento irregular, também num só dia em agosto.
A Lagoa da Esturranha tornou-se, no ano passado, num local de muita afluência de visitantes. Na altura, foram divulgadas nas redes sociais várias imagens da zona cheia de lixo espalhado pelo chão e inúmeros carros estacionados nas bermas da estrada, alguns dos quais ocupando partes da faixa de rodagem.