A Câmara Muncipal de Guimarães espera que a edição deste ano do evento "da Quaresma à Páscoa" contribua para que se superem os valores de ocupação turística pré-pandemia. Em 2022, a ocupação hoteleira cifrou-se nos 77% e em 88% no alojamento local. Este ano, com a aposta em intérpretes de nomeada internacional, a organização espera atrair ainda mais visitantes, tanto nacionais quanto estrangeiros.
Corpo do artigo
O conjunto de iniciativas "Da Quaresma até à Páscoa", que decorre entre 24 de março e 9 de abril, além das celebrações religiosas, integra uma série de concertos de música religiosa e por um percurso expositivo em que são dadas a conhecer obras sobre a Quaresma.
A cidade-berço assinala a época pascal com um festival de música religiosa que envolve os coros do concelho, o Quarteto de Cordas e a Orquestra de Guimarães, mas que "este ano deu particular importância a componente internacional", esclarece o diretor artístico, César Viana.
"Trata-se de trazer a Guimarães nomes que podem atrair outros públicos, como o agrupamento "Música Antigua", de Eduardo Paniagua, que interpretará "Cantigas de Santa Maria" e do virtuoso do piano Lev Vinocour que apresentará um programa dedicado ao repertório de cariz religioso de Franz Liszt".
O diretor artístico destaca também a apresentação de uma obra inédita, as "Lamentações para a Semana Santa", de Joseph-Hector Fiocco, pelo Ensenble Bonne Corde, um grupo português de música antiga reconhecido internacionalmente. Os concertos acontecem nas igrejas de S. Domingos, S. Francisco, Misericórdia, na basílica de S. Pedro, no Santuário da Penha e no Teatro Jordão.
Percurso pelas igrejas
"A Paixão em Guimarães" convida a um percurso pelas igrejas, imagens dos passos da Paixão de Cristo e museus da cidade, para conhecer um conjunto de obras relacionadas com a temática da Quaresma. Algumas destas peças fazem parte dos acervos das igrejas, mas não estão habitualmente expostas.
O itinerário tem 18 paragens que os visitantes podem fazer pela ordem que preferirem.
A entrada nas diversas organizações "Da Quaresma à Páscoa" é gratuita, mas limitada à lotação dos espaços onde decorrem as iniciativas.