A coordenadora da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento de Guimarães 2030, Isabel Loureiro, anunciou que o Município vai apresentar a candidatura para ser Capital Verde Europeia em 2025.
Corpo do artigo
O processo tem que que ser entregue à Comissão Europeia até ao final de abril e, em junho, será divulgada uma "shortlist" de cidades selecionadas. A escolhida será revelada a dia 4 de outubro.
A avaliação das cidades passa agora por sete indicadores, ao contrário dos 12 anteriores. "Os indicadores que desapareceram estão incorporados nalguns dos outros", explicou Isabel Loureiro, acrescentando que o trabalho feito anteriormente não se perdeu.
A candidatura vimaranense vai ter agora que dar provas relativamente: à qualidade do ar; resíduos e economia circular; ruído; natureza, biodiversidade, áreas verdes e uso sustentável do solo; água; mitigação e performance energética; e adaptação.
Em 2017, Guimarães ficou em 5º lugar, entre 12 concorrentes, na corrida para Capital Verde em 2020, que acabou por ser ganha por Lisboa.
Melhorias na gestão da água
O relatório da Comissão Europeia sobre a primeira candidatura vimaranense revelava que a cidade tinha feito uma boa adaptação às alterações climáticas, valorizava a natureza e biodiversidade e apontava o bom desempenho energético. Nestes pontos, Guimarães conseguiu um segundo lugar. Porém, no que toca ao uso sustentado dos solos e à gestão da água, o documento remeteu a cidade para o 11º lugar.
Guimarães terá agora que se apresentar mais forte nestes indicadores que continuam a ser valorizados na nova grelha de avaliação desta candidatura.
A Capital Verde Europeia (CVE) foi criada, em 2008, pela Comissão Europeia, para "promover as melhores soluções e a demonstrar que existem cidades ecológicas e sustentáveis que podem servir de modelo para outras".
A primeira CVE foi Nantes, em França, em 2013, a única cidade portuguesa que já foi distinguida foi Lisboa, em 2020. A atual é Tallin, capital da Estónia, e a anterior foi Grenoble, fazendo de França o único país com duas cidades com o título.