Júri vai agora analisar as propostas da ponte D. António Francisco dos Santos. Tabuleiro terá 625 metros.
Corpo do artigo
Há sete candidatos admitidos no concurso público internacional para a conceção-construção da ponte rodoviária D. António Francisco dos Santos, sobre o rio Douro, entre Porto e Gaia. Caberá, agora, a análise ao júri, a fim de selecionar as candidaturas que cumprem os requisitos técnicos e financeiros.
A nova travessia, que ligará a Avenida de Paiva Couceiro, no Porto, à zona de Quebrantões, em Gaia, tem um preço-base de 38,5 milhões de euros, embora, no seu anúncio, o valor inicial estipulado tivesse sido de 12 milhões de euros. É uma realização conjunta das duas autarquias e a gestão está a cargo da empresa municipal GO Porto - Gestão e Obras do Porto.
A Ponte D. António Francisco dos Santos, assim designada em homenagem ao falecido bispo do Porto, terá uma extensão total de 625 metros, com 300 metros sobre o leito do rio e os restantes 325 metros sobre terrenos em Gaia.
O tabuleiro terá duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, um separador central, assim como passeios e ciclovias de ambos os lados.
Acessos e rotundas
Quanto aos acessos, no Porto, a empresa municipal faz saber que "está prevista a construção de uma rotunda sobrelevada à atual Avenida de Paiva Couceiro, interligada por dois ramos de ligação em viaduto".
Ainda do ponto de vista técnico, é ressalvado que se "pretende que a continuidade da avenida se mantenha, reservando a atual marginal, sob a rotunda, para usufruto pedonal e dos meios suaves".
Na margem de Gaia, o acesso à futura ponte será realizado através da construção de uma rotunda e de um novo arruamento com aproximadamente 590 metros de extensão, que por sua vez ligará à rotunda Gil Eanes.
"Esse novo arruamento será composto por duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, separador central, passeios, ciclovias e estacionamentos", explica a GO Porto.
É acrescentado que a rotunda Gil Eanes será também objeto de intervenção, de forma a incluir uma ciclovia em todo o seu perímetro.