Hélder Castro tomou posso como presidente da Associação Académica da Universidade do Minho
Hélder Castro, que esta sexta-feira ao início da noite tomou posse como presidente da direcção da Associação Académica da Universidade do Minho, manifestou, durante o discurso de posse que será "contra qualquer aumento das propinas", preferindo encontrar outras alternativas em conjunto com a Universidade do Minho de forma a evitar "a já por si só grave situação financeira em que se encontram muitos alunos a estudar na UMinho".
Corpo do artigo
Em cerimónia realizada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, Hélder Castro explicou que "é preciso urgentemente resolver os problemas económicos graves", que alguns estudantes estão a passar.
"Vamos criar um fundo social de apoio de emergência", referiu Hélder Castro, que quer ver o projecto mais rapidamente pronto e sem limitação temporal.
Ao mesmo tempo o novo presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) disse que "continuará a luta por uma acção social justa" ao mesmo tempo que apontou erros da tutela.
"Atrasos no pagamento das bolsas e um regulamento que não é justo deixou e continua a deixar alunos em dificuldades", destacou Hélder Castro, que prometeu continuar a luta encetada pela anterior direcção da AAUM aos responsáveis da tutela.
Outras das bandeiras da nova direcção da AAUM será a construção da nova sede, projecto antigo e que desde há dez anos para cá tem ficado de fora dos apoios financeiros.
Por sua vez, e antes de passar a "pasta" a Hélder Castro, Luís Rodrigues, presidente cessante, falou pela última vez à academia. Num breve discurso, o aluno de Ciências da Comunicação e que esteve à frente da AAUM durante dois anos, destacou o legado deixado.
"A atribuição da certificação de qualidade entregue à AAUM, o gabinete do empreender Liftoff que concretizou 10 planos de negócio, foram alguns dos sucessos alcançados, assim como vários projecto de beneficência referências que ajudaram quem mais precisa", frisou Luís Rodrigues, que fez ainda referência aos sucessos desportivos alcançados pela a AAUM (subida à primeira divisão do campeonato de Futsal da AAUM/SC Braga e segunda melhor universidade da Europa) e a conquista da realização em 2012 dos campeonatos do mundo universitários de Xadrez e Futsal e o de Andebol em 2014.
No que concerne à "luta estudantil", o penafidelense, destacou a "conquista" de uma nova fase de candidatura a bolsas de acção social para os novos alunos das universidades, já a partir da próxima semana, mas alertou que "ainda há um longo caminho a percorrer na área da acção social no ensino superior".
Foram várias as personalidades académicas, civis, militares e religiosas que marcaram presença na tomada de posse dos órgão sociais da AAUM, entre as quais se destacaram o chefe de gabinete do secretário de Estado do Desporto Diogo Guia, o Arcebispo de Braga Jorge Ortiga, Euro-Deputado José Manuel Fernandes, o vice-presidente da autarquia de Braga, Victor Sousa, e o vereador da juventude, Hugo Pires, e as presenças académicas do Reitor António Cunha e Administrador dos Serviços de Acção Social da UMinho, Carlos Silva, e vários presidentes de académicas de todo país.