Um homem de 69 anos, que estava desaparecido desde sábado à noite, na localidade de Alcaria Longa, freguesia de São Miguel do Pinheiro, foi encontrado segunda-feira ao final da tarde sem vida numa lagoa.
Corpo do artigo
António Manuel dos Santos foi visto pela última vez no sábado à noite, conduzindo a sua carrinha de caixa aberta. Na manhã de domingo, os sogros deram pela falta da viatura e depois de entrarem em casa perceberam que não tinha lá dormido. O homem estava sozinho na habitação já que a sua mulher estava em casa de um filho no Algarve para apoiar nos cuidados de um neto.
Na manhã de segunda-feira, familiares de António Santos avisaram a GNR de Mértola da sua ausência e tiveram início as buscas. A viatura foi detetada no Porto das Pereiras, perto da Ribeira de Carreiras, não muito longe da residência do homem. No interior da carrinha, que estava aberta, foram encontrados o telemóvel e a carteira com os documentos.
Já depois de ter sido pedida a presença de binómios do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, o que deveria suceder na manhã desta terça-feira, cerca das 17.30 horas de segunda-feira o corpo de António Santos foi encontrado dentro de uma lagoa, já sem vida.
Foi solicitada a presença dos Bombeiros Voluntários de Mértola para resgatar o corpo, tendo sido necessário utilizar meios aquáticos.
Chamados os militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento de Almodôvar da GNR, foram feitas perícias ao corpo da vítima, que apresentava uma ferida no crânio, que terá sido provocada por uma queda de uma barreira para o interior da lagoa, o que levou a concluir que não houve crime na origem da morte.
O corpo foi removido para o Gabinete Médico Legal do Hospital de Beja, onde vai ser autopsiado.
Este é o segundo caso de desaparecimento de um idoso na freguesia de São Miguel do Pinheiro, concelho de Mértola, já que no passado dia 23 de outubro, Manuel Brás, de 88 anos, residente em Quarteira, ainda não foi encontrado, apesar da sua viatura ter sido localizado três dias depois de ter deixado a residência.