No Yotel, o telemóvel serve para fazer "check-in" e usar como chave. Cliente escolhe cor da luz do alojamento.
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Yolinda e Yogiro. São robôs e duas das maiores atrações do Yotel, uma unidade hoteleira recém-inaugurada na Rua de Gonçalo Cristóvão, no Porto, que usa a tecnologia para puxar dos galões.
Yolinda, com vistosas pestanas, representa o género feminino. Faz parceria com Yogiro e ambos tratam de dar as boas-vindas. Passeiam-se pelo piso térreo, são bilingues (falam português e inglês) e até cantam. Mas a novidade é que sobem a cada um dos nove pisos do hotel e satisfazem os pedidos dos hóspedes. Levam consigo uma bebida, um doce, uma sande ou uma toalha extra. Chegados ao destino, telefonam para o quarto e esperam à porta, prontos para entregarem a encomenda.
Esta é uma das inovações do portuense Yotel, o primeiro da marca na Península Ibérica, e onde o cliente pode fazer tudo através do telemóvel. Desde logo, através da aplicação, fazer o "check-in" remoto antes de chegar a Gonçalo Cristóvão.
A partir de 79 euros
A "app" também serve como chave do quarto. Por intermédio do telemóvel pode-se monitorizar toda a estadia. Dispõe de funcionalidades para pedir o "room service", controlar a televisão ou as luzes do alojamento. Esta é outra modernidade. Há um arco-íris de tonalidades à opção e cabe às pessoas escolherem a cor, sendo que o lilás faz parte do logótipo do Yotel e o brilho à noite no exterior é um traço distintivo do edifício.
O imóvel tem 150 quartos e o preço médio de um duplo é de 79 euros.
Ginásio aberto 24 horas
Os alojamentos são designados cabinas, pois, diz a empresa, "os elementos são inspirados na primeira classe da aviação". As cabinas têm "camas ajustáveis, que economizam espaço, diferentes pontos de carregamento por USB, wi-fi super-rápido e televisões inteligentes".
O ginásio, aberto 24 horas, tem maquinaria de última geração, com visores para aceder ao Facebook e ao Youtube, por exemplo, em pleno treino. Para além da "app", os hóspedes podem usar os quiosques interativos de atendimento automático, embora o hotel não dispense o elemento humano, seja para o atendimento na receção ou no restaurante "Komyiuniti".
O Yotel é uma cadeia com unidades em todo o Mundo. No Porto, o investimento de 30 milhões de euros esteve a cargo da United Investiments Portugal, ligada ao Pine Cliffs, no Algarve, e ao Sheraton Cascais, ambos de cinco estrelas.