<p>A partir de hoje, quinta-feira, e até sábado, a praia de Espinho servirá de templo religioso. Numa iniciativa provavelmente única no nosso país e aproveitando a época balnear, o pároco de Espinho, José Pedro Azevedo, vai levar a igreja até onde as pessoas mais passam o tempo por esta altura, ou seja, a praia. </p> <p> </p>
Corpo do artigo
A iniciativa denominada “Viagens ao pôr-do-sol” terá por palco uma tenda que será montada na praia das Sereias, entre as ruas 31 e 33.
Ali, às 21.30 horas de hoje, será tempo de “Cantar ao pôr-do-sol”. “Através do canto e da música queremos criar um clima de comunhão e harmonia”, explicou José Pedro Azevedo.
E amanhã, à mesma hora, será a vez de “Rezar ao pôr-do-sol”, um momento de oração, aberto a todas as fés, no espírito de Taizé. “Vamos tentar que as pessoas experimentem a beleza da oração”, fez notar o pároco.
Sábado será então um dia recheado, começando logo às 8.30 horas, com “Rezar ao nascer do sol”, altura da oração matutina da Igreja, e à tarde, pelas 15.30 horas, o palco deixa de ser a praia para mudar-se para a Alameda 8.
Ali terá lugar um debate. “Iremos falar daquilo que mais preocupa os jovens, o que é para eles a figura de Jesus e a sua mensagem”, explicou José Pedro Azevedo.
As “Viagens ao pôr-do-sol” terminarão com uma eucaristia, de novo na praia das Sereias, marcada para as 20 horas e seguida de um jantar no salão paroquial.
Recorde-se que já no ano passado, nas festas em honra de S. Pedro, o pároco chamou a participar na bênção do mar não só pescadores, mas também surfistas, nadadores-salvadores e banhistas.