O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou, esta segunda-feira, as ilhas de S. Miguel e Santa Maria (grupo Oriental) sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à chuva forte.
Corpo do artigo
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas de S. Miguel e Santa Maria vão estar sob aviso laranja entre as 4 e as 11.59 horas.
O Instituto colocou também as ilhas Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial (grupo Central) sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, por vezes forte.
O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo representa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
O IPMA prevê em Portugal continental céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado na região Sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na região norte até início da tarde, e que serão de neve acima de 800/1000 metros, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral e nas terras altas até meio da manhã, pequena descida das temperaturas mínimas e máximas, sobretudo na região sul.
Na Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado e vento fraco.
Em Lisboa e em Ponta Delgada prevê-se uma temperatura máxima de 16 graus Celsius, no Porto 13, em Faro, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 15, na Guarda 7, em Bragança 9, e no Funchal 21.