Inaugurado percurso interpretativo na Quinta do Castelo da Feira e Mata das Guimbras
O presidente da Câmara, Emídio Sousa, inaugurou, na manhã deste domingo, o percurso interpretativo "Guardiãs do Castelo", que possibilita a realização de visitas autónomas, sem recurso a guia, ao património arbóreo e arbustivo existente na Mata das Guimbras e Quinta do Castelo.
Corpo do artigo
Recorrendo à informação disponível nas 50 placas afixadas ao longo de todo o percurso, de cerca de três quilómetros, e acedendo à informação técnica e científica complementar, disponível online através dos códigos QR que constam em todas as placas informativas, os visitantes beneficiarão de um maior conhecimento e compreensão das árvores que "guardam" o Castelo da Feira.
As "Guardiãs do Castelo" encontram-se dispersas pelas encostas que rodeiam o ex-líbris de Santa Maria da Feira, onde se elevam árvores dignas de contemplação: faias, sequoias, tuias, sobreiros, criptomérias, carvalhos, magnólias, cedros, castanheiros e tantas outras.
"A partir de hoje, cada pessoa que visite este espaço já poderá conhecer em profundidade este tesouro da biodiversidade e passar a ser um guardião de todo este património natural, porque só quem olha para esta paisagem com conhecimento e a devida atenção reconhece o seu valor e sente uma maior responsabilidade na sua preservação", afirmou o presidente da Câmara, Emídio Sousa.
A Câmara Municipal lembra que este novo percurso interpretativo está inserido no pilar ""Descobrir a Biodiversidade" de um projeto mais alargado - o "Biodesafios" - que encontra nas interações com a população o seu principal foco de atuação.
"O grande objetivo é sensibilizar e alertar a comunidade para a importância da biodiversidade, criando momentos de partilha de conhecimentos e de reflexão, através da consciencialização da responsabilidade individual e coletiva em matéria de sustentabilidade do Planeta", justifica a autarquia.