O naufrágio de um barco com 12 pescadores a 700 milhas a oeste da ilha de S. Miguel, nos Açores, ocorreu na sequência de um incêndio, revelou esta quinta-feira a Marinha, que reitera que todos as pessoas estão bem.
Corpo do artigo
"Hoje (esta quinta-feira), dia 6 de junho, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) coordenou uma operação de salvamento dos 12 tripulantes da embarcação de pesca 'Hemisfério Sul', a navegar a cerca de 700 milhas náuticas (1.296 quilómetros) a oeste da ilha de São Miguel, com um incêndio a bordo", revela a Marinha, num comunicado.
A embarcação que se afundou estava registada no porto de Leixões, esclarece o comunicado, que revela que o pedido de socorro do barco foi recebido às 7.44 horas locais (8.44 em Portugal continental).
"Após avaliação da situação, foi decidido divergir uma embarcação de pesca espanhola, de nome 'Mardani', que navegava nas proximidades, para prestar auxílio.
A operação de salvamento decorreu com sucesso, a cerca de 547 milhas náuticas (1.013 quilómetros) a sudoeste da ilha de Faial, tendo os 12 tripulantes, de nacionalidade portuguesa, espanhola e indonésia, sido recolhidos para bordo da embarcação espanhola, às 9.11 horas, encontrando-se bem de saúde", acrescenta.
A Marinha diz que o 'Mardani' dirige-se para o porto da Horta (Faial), com os 12 náufragos a bordo, tendo a embarcação acidentada acabado por naufragar".