Um incêndio destruiu, ao final da manhã deste domingo, uma habitação na Rua Monte Grande, em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, deixando um casal desalojado.
Corpo do artigo
"Ficou tudo em carvão. Ficamos na miséria. De repente, ficamos sem nada. Não tenho dinheiro para reconstruir a casa", lamentava Maria Eduarda, que partilhava a habitação com Bernardino António, onde já viviam há cerca de 15 anos.
As chamas deflagraram por volta das 12 horas. A PSP esteve no local e foi aberta uma investigação pelas autoridades. Bernardino António, que estava fora de casa, suspeita que "um aquecedor terá originado o fogo".
A residência ficou inabitável e o casal ficará alojado nos próximos dias numa pensão do concelho de Matosinhos, de acordo com as orientações da Proteção Civil, que esteve na Rua Monte Grande para se inteirar do caso. Durante a tarde, foram encaminhados para a residência temporária.
"Foi o meu patrão que me avisou. Pois eu estava a trabalhar. Disse-me que a casa estava em chamas. Quando cá cheguei, já não me deixaram passar... Tudo o que tínhamos ardeu. Até o dinheiro que guardávamos. Faço 60 anos a 17 de janeiro, já viu que prenda me arranjaram... Não sei o que vai ser da minha vida", dizia, a chorar, Maria Eduarda, triste, também, pelo desaparecimento de uma gata e pelo estado de dois cães, que vão necessitar dos cuidados do veterinário.
Funcionários da Câmara de Matosinhos vedaram o espaço e esta segunda-feira será feita uma reavaliação às estruturas que permaneceram de pé, sendo visível que o telhado e o interior ficaram destruídos. Um carro do casal, estacionado junto à habitação, também sofreu danos notórios. O automóvel está parado há imenso tempo e o destino seria a sucata.
O incêndio foi combatido pelos bombeiros de Leça do Balio, São Mamede Infesta e Matosinhos/ Leça. A prestar socorro esteve, igualmente, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital Pedro Hispano.