Incêndio de Ponte da Barca sobe a Serra Amarela: há quatro bombeiros feridos
O incêndio que lavra desde sábado à noite em Ponte de Barca voltou esta terça-feira a ganhar força, quando tudo indicava que a situação estaria a ficar controlada, e abriu uma nova frente que está a subir a Serra Amarela, com a aldeia da Ermida outra vez na linha de fogo.
Corpo do artigo
O cenário imprevisto obrigou a reposicionar os meios, mas a população confinada ontem continua segura, indicou o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, Rui Costa.
Esta terça-feira, quatro operacionais (dois bombeiros e dois sapadores) sofreram ferimentos, entorse e queimaduras nos braços e pernas, tendo recebido tratamento hospitalar. "Foram encaminhados para o hospital de Viana do Castelo por uma questão de precaução", adiantou Rui Costa, que está desde segunda-feira à noite no posto de comando instalado em Entre Ambos-os-Rios. O
Cerca das 16.30 horas, o ponto de situação no terreno era de ataque à nova frente de fogo e de manutenção da população da Ermida em confinamento.
Foto: Miguel Pereira
Incêndio sofreu reativação
"O incêndio estava a evoluir favoravelmente e tivemos uma reativação que fez com o incêndio abrisse um flanco em direção à Serra Amarela. Neste momento, está a progredir em direção ao topo da serra e a outra frente que tínhamos ativa continua controlada. Estamos a reposicionar meios que estavam em manobras de consolidação, para ir para essa nova frente que surgiu", indicou, sublinhando que "o que saiu fora do que estava previsto foi esta reativação".
Na aldeia de Ermida, em Ponte da Barca, a frente de fogo está a subir lentamente, mas a povoação não corre qualquer perigo. "As pessoas estão perfeitamente em segurança", esclareceu o responsável.
O incêndio começou em Parada, Lindoso, há três dias, e evoluiu ao longo de vários quilómetros, deixando um rasto negro na serra e o céu escuro de fumo. As chamas já estiveram várias vezes perto de serem controladas, mas o vento e as temperaturas elevadas estão a dificultar que isso aconteça.