<p>Um incêndio que deflagrou, ontem, cerca das 15 horas, numa seara na freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Aljustrel, e que chegou a colocar algumas habitações em risco, foi dado como extinto três horas depois.</p>
Corpo do artigo
A violência e propagação das chamas na direcção das habitações levou a que fosse accionado o meio aéreo, um helicóptero pesado Kamov, que desde terça-feira está estacionado no Centro de Meios Aéreos, a operar desde a Base Aérea 11 (BA 11), e que faz parte do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios do Distrito de Beja.
Além dos danos materiais na seara ardida, não houve habitações afectadas ou pessoas feridas. Segundo Carlos Pica, comandante-interino do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Beja, os meios mobilizados “foram eficazes”, o que permitiu “evitar” danos mais avultados. Segundo o mesmo responsável, depois do rescaldo, vai ser feito o “balanço dos estragos” para avaliar o montante do prejuízo para o proprietário do terreno ardido.
De acordo com o testemunho de um morador de Aljustrel, a ilusão óptica da coluna de fumo provocou alguns receios que as chamas tivessem atingido a lavaria das minas, cujas instalações ficaram na mesma linha do incêndio.