São irmãos, são ambos candidatos à liderança da Câmara de Aveiro e, na manhã desta quinta-feira, fizeram campanha no mesmo local: o Mercado de Cacia. Mas, calculado ou não, Luís Souto, que concorre pela Aliança com Aveiro (PSD/CDS/PPM), e Alberto Souto, cabeça de lista do PS, não se cruzaram, ainda que tenham estado no mesmo espaço, à mesma hora. Depois do contacto com vendedores e munícipes, mostraram-se ambos confiantes na vitória.
Corpo do artigo
A comitiva da Aliança já estava à entrada do mercado, ainda sem o líder, quando Alberto Souto chegou ao recinto, acompanhado pelos respetivos apoiantes. "O meu irmão já chegou? Ou ainda está a dar comida aos cães?", perguntou o socialista aos sociais-democratas, a rir. Alberto Souto referia-se a um vídeo publicado, às primeiras horas da manhã, nas redes sociais da candidatura do irmão Luís, onde havia sido anunciado que os afazeres do candidato social-democrata iam ser acompanhados em vídeo, ao longo do dia. E a primeira tarefa mostrada era, precisamente, Luís Souto a alimentar o seu animal de estimação.
Após o breve encontro, Alberto - que liderou os destinos da Câmara, entre 1997 e 2005 - percorreu o mercado, por entre bancas de bens diversos. Figura já conhecida de muitos, distribuiu o seu programa, sendo abordado por alguns munícipes que lhe fizeram pedidos específicos. "Passei por coisas com o outro partido que não foram nada fáceis", lamentava uma cidadã.