Não poderia o "Jornal de Notícias", enquanto força viva do Porto, deixar de se associar ao esforço da Irmandade dos Clérigos e aos desafios de empenho solidário feitos pelo padre Américo Aguiar.
Corpo do artigo
Há, até, coincidências que justificam esta união: salvas as distâncias do valor patrimonial, tanto a Torre dos Clérigos, monumento nacional desde 1910, como o edifício-sede do JN são referências incontornáveis no desenho urbano do centro da cidade; como se não bastasse, a primeira pedra da igreja dos Clérigos foi lançada a 2 de Junho de 1732, e a primeira edição do jornal foi posta à venda exactamente 156 anos depois (2 de Junho de 1888).
A cidade do Porto, onde este jornal se fez e onde continua a pulsar, inspirado pelo princípio da proximidade às populações, é, obviamente, uma das nossas causas. E o património dos Clérigos, que urge requalificar e aproximar da cidade, é agora uma causa do universo Controlinveste, pois ao empenho do JN junta-se o da TSF. Colaboraremos com esta causa como melhor sabemos: informando, sensibilizando, mostrando. E teremos orgulho da obra que, sem dúvida, honrará a cidade.