Dez milhões para requalificar Secundária Camilo Castelo Branco.
Corpo do artigo
A Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, vai sofrer obras de requalificação na ordem dos 10 milhões de euros, uma reivindicação antiga que começa a ser cumprida no 175.º aniversário da história da instituição. "Brevemente será cumprido o sonho de reabilitar esta escola icónica de Vila Real", afirmou o presidente da Câmara, Rui Santos.
O autarca explicou que está a ser ultimado o projeto preliminar da "revolução que acontecerá ao nível das instalações" daquele estabelecimento de ensino, localizado no centro histórico da cidade.
"Será mantida a traça que conhecemos e que povoa memórias daqueles que por aqui passaram, mas simultaneamente o liceu passará a estar dotado de melhores salas de aula, de melhores equipamentos, e estamos a desenvolver os nossos melhores esforços para que também esteja incluído, finalmente, um pavilhão desportivo adequado às necessidades da escola", salientou Rui Santos. O edil acredita que esta será a "melhor prenda de aniversário" que se poderia oferecer a esta comunidade escolar.
Rui Santos disse desejar que a obra comece ainda em 2023, mas ressalvou que ainda há muitos passos para dar.
O liceu foi criado em 1848, as obras de construção do edifício atual foram iniciadas em 1932 e concluídas em 1943 e, devido ao aumento da população escolar, em 1978 foi construído um pavilhão prefabricado, com caráter provisório, mas que se mantém em funcionamento até hoje.