Com o regresso da época balnear, os banhistas vão poder usufruir das praias do Porto com os equipamentos, vigilância e limpeza adequada. Dez praias foram distinguidas como Bandeira Azul.
Corpo do artigo
A partir deste sábado e além das condições naturais certificadas, os banhistas vão poder usufruir, por exemplo, de três postos de primeiros-socorros, dez bebedouros, 13 chuveiros, 18 painéis informativos e internet sem fios.
Na orla costeira do Porto são dez as praias com o distintivo Bandeira Azul: Pastoras, Carneiro, Ourigo, Ingleses, Luz, Gondarém, Molhe, Homem do Leme, Aquário e Castelo do Queijo.
A distinção "Bandeira Azul" é atribuída às praias que cumprem requisitos como a excelência da qualidade da água, a informação ao público, a segurança e os serviços que são disponibilizados aos utilizadores.
As praias do Carneiro e do Homem do Leme, além desta distinção, também são reconhecidas pelas condições de acesso e utilização por pessoas com mobilidade reduzida.
Por detrás destas distinções, a Câmara do Porto sublinha o trabalho da Águas e Energia do Porto, que "assegura a qualidade dos serviços, equipamentos e controlo de qualidade das águas balneares".
"O Município tem vindo a adotar um conjunto de medidas de gestão que têm contribuído para uma melhoria significativa da qualidade das águas balneares, nomeadamente a eliminação de descargas ilegais de águas pluviais e superficiais poluídas", lê-se em comunicado da Autarquia
O programa Bandeira Azul vai contar com várias ações de sensibilização ambiental nestas praias. Os participantes vão ser desafiados a explorar a geodiversidade das praias, através de atividades que se vão realizar durante o mês de julho.