Infraestruturas de Portugal promete conclusão da obra durante o primeiro semestre de 2024. Atraso na empreitada provocou uma quebra de 18% de passageiros no último ano e tem motivado críticas dos autarcas da região.
Corpo do artigo
A Linha da Beira Alta, que liga Vilar Formoso à Pampilhosa (Coimbra), encerrada desde abril de 2022, vai reabrir durante o primeiro semestre do próximo ano. A garantia foi dada ontem ao JN pela Infraestruturas de Portugal (IP), que já falhou três vezes as datas anunciadas para a conclusão da obra de modernização, feita ao longo de 200 quilómetros e orçada em cerca de 500 milhões de euros.
“No desenvolvimento dos trabalhos de modernização da Linha da Beira Alta, nos últimos dias foram realizados ensaios de via-férrea e das instalações fixas de tração elétrica do troço Celorico da Beira-Guarda. Com a conclusão destes ensaios, dar-se-á agora início a uma nova fase dos trabalhos, que se prolongará até estarem reunidas todas as condições para entrada em exploração comercial do referido troço”, explica a empresa.