A eurodeputada socialista Edite Estrela revelou hoje, quarta-feira, que o Parlamento Europeu deve aprovar na próxima semana verbas do Fundo de Solidariedade para reconstrução da Madeira.
Corpo do artigo
Durante uma visita de eurodeputados socialistas à Madeira para avaliar as consequências do temporal de 20 de Fevereiro, Edite Estrela prometeu também que as regras do Fundo de Solidariedade serão "mais flexíveis".
"Nós viemos à Madeira para manifestar a nossa solidariedade aos madeirenses e dar a garantia de que tudo faremos no Parlamento Europeu para que seja accionado o Fundo de Solidariedade e para que seja possível a reprogramação de outros fundos estruturais, como sejam o Fundo de Coesão, o FEDER, o Fundo Social Europeu e também os fundos destinados à agricultura", disse a eurodeputada socialista.
Por outro lado, "com a aprovação do Tratado de Lisboa, o Parlamento tem agora mais competências e poderes e vamos usar esse poder a favor da Madeira", salientou a eurodeputada.
Esta é também "a primeira delegação europeia que vem ao terreno e isso também tem um valor simbólico, ou seja, a nossa determinação, o nosso empenhamento em apoiarmos a reconstrução da Madeira e as pessoas que foram afectadas por esta terrível catástrofe", lembrou Edite Estrela, que integra a Comissão do Ambiente.
"Nós estamos muito impressionados com aquilo que vimos e com o esforço que as populações têm feito, que é extraordinário, e a força de vontade que têm revelado, de não quererem cruzar os braços e de querem refazer as suas vidas, os seus negócios e irem para a frente, também por essa vontade expressa que nós também queremos apoiar o mais possível", concluiu.
A comitiva, que foi acompanhada pelo líder regional do PS, Jacinto Serrão, visitou zonas atingidas pelo temporal de 20 de Fevereiro que provocou 42 mortos e 1,4 mil milhões de euros de prejuízo.
A eurodeputada alemã, Constanze Krehl, coordenadora dos socialistas na Comissão de desenvolvimento Regional, assegurou que os madeirenses "terão o apoio do Parlamento Europeu e que a União Europeia ajudará a Madeira nesta catástrofe".