Animal entrou na habitação após mãe da criança ter aberto a porta para ir ao lixo, em Alenquer. Menino tinha um mês e foi mordido na cabeça.
Corpo do artigo
Um bebé de um mês morreu, na terça-feira, após ter sido atacado na cabeça pelo cão da família em casa, na localidade de Casais Novos, concelho de Alenquer. O animal, um pastor-belga Malinois, terá entrado na habitação depois de a mãe ter aberto a porta para ir ao lixo. O óbito do menino foi declarado no estacionamento de um hipermercado próximo, onde os pais se deslocaram a pedir ajuda. O cão foi já recolhido pelas autoridades, a par de um outro canídeo da família.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, eram cerca das 15.30 horas quando o casal saiu em pânico com o bebé da sua moradia em Casais Novos e se deslocou de carro em direção ao Carregado, no mesmo concelho, acabando por parar no parque de estacionamento do Intermarché e da Telepizza, onde pediram ajuda.
"Pararam aqui com o bebé. O pai já vinha ao telefone. Dentro do carro, não vimos nenhum cão. E depois veio o INEM", contou fonte do restaurante, que prefere manter o anonimato. O óbito foi ali declarado pouco depois.
"Os ferimentos foram só na cabeça", precisou, ao JN, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Alenquer, Rodolfo Batista, chamados também ao local. Terá sido nessa altura que a mãe explicou que tudo tinha acontecido quando abriu a porta da habitação para ir despejar o lixo no contentor.
O casal tem entre 45 e 50 anos e dois filhos mais velhos, menores. Segundo o Comando Distrital de Operações do Socorro (CDOS) de Lisboa, o INEM acionou a equipa de psicólogos para prestar apoio.
Vizinhos surpreendidos
Nos Casais Novos, onde muitos habitantes trabalham em Lisboa e passam a maior parte do dia fora, são poucos os que conhecem o casal, mas há quem se lembre de os ver passear com os dois cães e o carrinho de bebé. Nunca se aperceberam de qualquer agressividade por parte dos animais, de raças distintas e de médio porte.
O ataque passou, de resto, despercebido aos vizinhos, que chegaram a ficar surpreendidos, durante a tarde, com a recolha por parte das autoridades dos dois animais. Foram ambos transferidos para um canil. A Polícia Judiciária deslocou-se ao local.
Malinois, um cão usado pelas polícias
O Malinois, uma das variedades da raça pastor-belga, é um cão de médio porte que, em Portugal, é usado pela GNR e pela PSP quer em operações de busca e salvamento quer em ações mais musculadas.
Outros casos trágicos
Setembro 2015
Uma criança de cinco anos morreu mordida por um pastor-alemão, em Ribolhinhos, Castro Daire. O cão, que pertencia aos avós com quem o menino vivia, atacou-a no pescoço.
Janeiro 2013
Um bebé com 18 meses morreu após ser atacado por um cão arraçado de pit bull, em Beja. O animal pertencia a um tio do menino, que vivia na mesma casa com os pais e os avós da vítima.
Agosto 2012
O ataque de um dogue-argentino provocou a morte de uma menina, com quase dois anos, dentro de uma casa no Porto. A vítima estava com a irmã aos cuidados de uma amiga da família.