Cerca de dez mil pessoas são esperadas, amanhã, sábado, para a maior sardinhada do mundo, organizada por um grupo de amigos de Setúbal, com o objectivo de valorizar a imagem da cidade do Sado.<br />
Corpo do artigo
"Estamos a apontar para as dez mil pessoas. Começámos com uma expectativa muito baixa, mas hoje já toda a gente sabe da maior sardinhada do mundo, e não só em Setúbal", disse João Ferreira, um dos autores da ideia, em declarações à Lusa.
"Sabemos de pessoas que falam disto em Coimbra, de pessoas que vêm de Viseu, pessoas que vêm de toda a parte do país para a maior sardinhada do mundo", acrescentou, convicto de que não faltará gente para ajudar a bater o recorde e a inscrever o feito no “Guinness Book”.
“Não temos entradas nem cobramos dinheiro pelas sardinhas. Cobramos, sim, por tudo resto. Quem quiser pão, quem quiser saladas, vinho ou água, tudo o resto será pago", esclareceu, enquanto ajudava nos preparativos para o evento, que terá lugar sábado, entre as 12.30 horas e as 20.30 horas, no Largo José Afonso.
A ideia da maior sardinhada do mundo começou a germinar no início do ano passado, quando os acontecimentos do bairro da Bela Vista e os salários em atraso no Vitória de Setúbal eram notícia nos principais órgãos de comunicação social, para desespero de alguns setubalenses.
"Esta iniciativa surgiu há cerca de um ano, numa altura em que a cidade estava a ser massacrada pela comunicação social, por causa dos casos da Bela Vista, dos salários em atraso no Vitória Futebol Clube. A imagem de Setúbal estava a ser projectada para o país como se estivéssemos numa cidade em guerra", justificou João Ferreira.
Para que a sardinhada de Setúbal seja incluída no livro de recordes do “Guinness”, a organização servirá seis toneladas de sardinhas gratuitamente, um pouco mais do que os 5871 quilos de uma iniciativa semelhante - produtos cozinhados ao ar livre - realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, em 2008.
A sardinhada de Setúbal, que conta com o apoio de três dezenas de restaurantes e da Câmara Municipal, será acompanhada por uma representante do “Guinness Book”, que deverá chegar hoje, sexta-feira, a Setúbal.