Um surto no Centro Social da Lomba, em Gondomar, resultou em 33 infetados, entre utentes e colaboradores do lar, com o novo coronavírus, confirmou esta segunda-feira à Lusa o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins.
Corpo do artigo
Os primeiros sinais da presença da covid-19 ocorreram no final de semana passada, após o que foram testados todos os utentes e colaboradores da instituição, havendo ainda a registar "11 casos negativos, tendo estes sido transferidos para a Pousada da Juventude do Porto", acrescentou o autarca.
O centro foi esta segunda-feira vistoriado pela Comissão Covid da Proteção Civil de Gondomar, com a presença do delegado de saúde e da Segurança Social, revelou Marco Martins que assegurou "toda o apoio da autarquia, à semelhança do efetuado noutras situações".
Na página da instituição no Facebook, é anunciada a contratação de colaboradores, com entrada imediata, através de contratos de substituição ou via Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo Marco Martins acrescentado que "desde a semana passada estão a trabalhar no centro seis funcionárias das brigadas da Segurança Social".
"Ainda hoje seguiu uma grande quantidade de material [de proteção] para o centro, depois de já na semana passada ter sido feito um primeiro envio desse material. O centro não tem nenhuma necessidade de equipamento", disse.
O autarca desconhece se dos positivos, entretanto, algum teve de ser internado.