Nos últimos três meses de 2014, o aeroporto e o metro do Porto aumentaram o número de passageiros face a igual período de 2013.
Corpo do artigo
De acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) alusivo à atividade dos transportes, já disponibilizado online, o aeroporto Francisco Sá Carneiro (Maia) teve um aumento de passageiros na ordem dos 10,1%.
A empresa Metro do Porto registou uma subida de 1,6%, com o número de utilizadores a situar-se nos 15,4 milhões. A taxa de utilização situou-se em 18,6%, tendo sido similar à registada no trimestre homólogo de 2013.
Em termos nacionais, no último trimestre manteve-se a evolução positiva na atividade aeroportuária verificada ao longo de 2014: mais 5,9% de aeronaves e mais 9,9% de passageiros na totalidade dos aeroportos.
Segundo o INE, aterraram em Portugal 36 mil aeronaves, tendo o movimento de passageiros somado 7,8 milhões.
O relatório refere que Lisboa e Porto mantiveram os crescimentos mais expressivos, com o aeroporto da Portela a ter um aumento na ordem dos 13,6%, concentrando mais de metade dos passageiros (54,5%) contabilizados a nível nacional.
Ponta Delgada e Funchal tiveram aumentos de 8,2% e 2,1%, respetivamente, enquanto Faro apenas cresceu 1,4%.
Também o transporte por via ferroviária teve mais procura. O relatório assinala um total de 32,7 milhões de passageiros, o que representou um aumento de 1,1%.
No que diz respeito às deslocações por metropolitano, as cidades de Porto e Lisboa totalizaram 50,4 milhões de passageiros no último trimestre de 2014, o que representou uma subida de 1,7% face a igual período do ano anterior.
Na capital, foram transportadas 35 milhões de pessoas, um aumento também de 1,7%.