Um pescador indonésio, de 35 anos, foi mordido por um tubarão-azul e resgatado, em estado grave, pela Marinha da embarcação "Vila do Infante", a 167 quilómetros da costa de Vila do Conde, seguindo para o hospital.
Corpo do artigo
O pedido de auxílio foi emitido pelas 19.32 horas desta quarta-feira. O alerta, via telefone, dava conta que um tripulante do barco de pesca "Vila do Infante", que navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 167 quilómetros) a Oeste de Vila do Conde, tinha sido mordido por um tubarão-azul e estava com "abundante perda de sangue".
A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODUMAR) coordenou, então, uma operação de busca e salvamento do pescador de 35 anos, de nacionalidade indonésia.
"De imediato foi informado o CODUMAR, que efetuou a avaliação do estado da vítima, considerando a situação como um resgate médico urgente", relata a Marinha, em comunicado.
Tratando-se de um resgate médico urgente, foi acionado um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, "para efetuar o resgate e o transporte até ao Aeroporto de Sá Carneiro, tendo aterrado no mesmo pelas 23.29 horas".
A vítima foi levada, em seguida, para o Hospital S. João, no Porto. Fonte daquela unidade informou que o homem está no Serviço de Medicina Intensiva, em estado considerado estável.