Máscaras, painel de azulejos e espumante para assinalar Recontro de Valdevez
A tradicional recriação histórica do Recontro de Valdevez de 1141, em Arcos de Valdevez, vai ser assinalada, este ano, de forma diferente para evitar a formação de grandes aglomerados em tempos de covid-19.
Corpo do artigo
O lançamento de edições especiais de máscaras de proteção ilustradas com imagens do Recontro e de um espumante temático, a criação de um mural de azulejos construído pelo público e de uma escultura alusiva em tamanho real vão marcar a edição 2020 do evento.
O Recontro de Valdevez é uma espécie de torneio medieval que se realiza, todos os anos, no primeiro fim de semana de julho, desde 2016, no Paço de Giela.
No ano passado juntou 25 cavalos e 140 figurantes e atraiu milhares de pessoas ao recinto. "É um evento que tem crescido de ano para ano. Os riscos de realizá-lo são muito grandes, mas não quisemos deixar cair a data", afirma Nuno Soares da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural da Câmara de Arcos de Valdevez, referindo que "o espetáculo não foi cancelado. Foi adiado para 2021 nas mesmas datas".
Para este ano foi pensada "uma forma pacífica" de assinalar a iniciativa nos dias 4 e 5 de julho. No dia 2, realizar-se-á um momento de apresentação à imprensa.
O evento, adaptado aos novos tempos de pandemia, incluirá a criação de "uma estrutura de 2 por 6 metros, que reproduz o grande painel de azulejos sobre o Recontro de Valdevez existente na Estação de S. Bento, no Porto, realizado no início do século XX pelo artista Jorge Colaço".
A partir de 4 de julho os visitantes do Paço de Giela "são convidados a colocarem um azulejo de 15x15 cm sobre esse painel, num total de quase 500 peças", criando uma obra que "ficará disponível durante todo o verão".
A quem visitar o Paço será oferecida uma máscara de proteção em tecido ilustrada com imagens alusivas à célebre batalha da primavera de 1141, entre os primos Afonso Henriques e Afonso VII de Castela e Leão, e respetivos exércitos. Foi lançada uma edição de mil unidades.
No espaço do Paço de Giela será também apresentada uma escultura em poliestireno, revestida a fibra de vidro e em tamanho natural, representativa da figura de Afonso Henriques e do seu cavalo. "É uma obra do artista Nuno Mokuna e é a primeira peça de um evolutivo e futuro parque de figuras e elementos relacionados com o Recontro e com o século XII a criar no local", explica Nuno Soares.
Para assinalar o histórico Recontro será ainda apresentado o espumante "Vez", um produto criado para o efeito pela Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, em parceria com a autarquia local.