Jogos do Eixo Atlântico que começaram este domingo integram, pela primeira vez, competição de futebol 7 para jovens mulheres.
Corpo do artigo
Os jogos do Eixo Atlântico deram, este domingo, o pontapé de saída numa cerimónia que juntou atletas, responsáveis institucionais e familiares dos desportistas em Famalicão. Esta é “maior edição” de sempre com cerca de 2600 desportistas, que decorre até à próxima sexta-feira, e conta, pela primeira vez, com a competição de futebol 7 feminino.
É precisamente nesta modalidade que Matilde Ferreira, de 16 anos, participa. É uma estreante nestes jogos, embora pratique futebol há cerca de sete anos. Confessa que, quando foi convidada pelas treinadoras, não hesitou e as expetativas são grandes, sem esconder a vontade de vencer o torneio.
Com a delegação de Gaia e para jogar a mesma modalidade, veio, também, a filha de Esmeralda Teixeira que esperava, de telemóvel em riste, a passagem da delegação na cerimónia de abertura dos jogos, que decorreu em Famalicão. A filha com 13 anos joga futebol há cerca de um ano e participa, pela primeira vez, num evento com esta dimensão.
“É mais nova do grupo, mas acho que é importante para ela participar”, considera Esmeralda Teixeira. “É uma experiência boa, conviver com outros jovens e com outras modalidades”, calcula.
Ao futebol de 7 feminino, que é a novidade nos jogos deste ano, juntam-se o futebol 7 masculino, voleibol feminino e competições de atletismo, natação, basquetebol e andebol de ambos os géneros. Haverá, ainda, lugar para o desporto adaptado no atletismo e na natação.
Evento único na europa
Os jogos reúnem 27 municípios portugueses e galegos. As competições têm lugar em Braga e Famalicão. Em paralelo, decorrerão atividade sociais, como espaços de jogos eletrónicos, dj’s, aulas de zumba, badmington e piscina.
Durante a apresentação, foi percetível a presença de várias famílias espanholas, como a de Maria, cujo filho vai participar nas competições de basquetebol. “Não podia faltar à abertura dos jogos”, disse, enquanto aguardava a passagem da comitiva.
O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, destacou o exemplo de cooperação que é o Eixo Atlântico para frisar que este é um “evento único na Europa”.