A zona ribeirinha do Tâmega, no Marco de Canaveses, é cenário para o Mercado Medieval de São Nicolau este fim de semana. O Mercado abre portas aos visitantes, esta sexta-feira, dia 1 de setembro, pelas 19.30 horas, com a realização de um cortejo inaugural.
Corpo do artigo
A iniciativa de revivalismo histórico vai já na sua sétima edição e tem como principal objetivo honrar o legado deixado por Dona Mafalda de Sabóia, a primeira rainha de Portugal. Foi nesta região que edificou uma albergaria para prestar cuidado aos peregrinos de Santiago de Compostela, aos doentes e mendigos, assim como terá contribuído para a reconstrução da ponte romana aí existente.
Em três dias de animação e recriação histórica, com a presença de vários grupos de saltimbancos, marionetas, espetáculos equestres, contadores de histórias, músicos e bailarinos, as gentes da região recebem a visita da rainha ao mercado de Santa Luzia e viajam até aos primórdios do reino de Portugal.
A edição deste ano concentra-se no casamento de uma das herdeiras do couto, reunindo-se o povo para celebrar o matrimónio entre a sua senhora e um dos mais nobres senhores da região. A Barca do Tempo é uma das novas atrações desta edição, onde será contada a dramática história da primeira rainha de Portugal.
Os petiscos salgados, os doces e o premiado vinho verde do concelho são outras presenças confirmadas no mercado.
O Mercado Medieval de São Nicolau é promovido pela Junta de Freguesia do Marco com o apoio da Câmara.